Os vereadores da cidade de Imbé, Nilton da Presidente (PSDB), Marco Antônio de Quadros (PSDB) e Clairton Alves (PTB) se juntaram a força-tarefa organizada pelos prefeitos de Imbé, Tramandaí e Cidreira na busca de apoio dos senadores para reverter os prejuízos causados aos municípios do Litoral Norte pela emenda Ibsen.
Na quarta-feira (24), os parlamentares imbeenses acompanharam o prefeito Darcy Dias em diversas audiências e reuniões com senadores, líderes de bancadas e assessores jurídicos dos partidos em Brasília.
Durante todo dia, os vereadores e prefeitos fizeram contatos com a imprensa nacional, que deu destaque para a causa dos gaúchos. Em uma de suas entrevistas à emissora RBS TV, o prefeito de Imbé lembrou que, se a emenda Ibsen for aprovada como está, a cidade terá um prejuízo de R$ quase 8 milhões por ano.
Questionado pelos repórteres sobre a proposta da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) apresentada na tarde de quarta pelo presidente da entidade, Paulo Zikoski - mantém a distribuição de royalties aos seis municípios gaúchos que perderiam com a emenda Ibsen, e ainda aumenta as fatias de royalties - Darcy foi cauteloso em suas declarações:
- Claro que para nós (litoral) a emenda é boa. Mas, estamos diante de um impasse. Ninguém sabe mais se os municípios irão ganhar ou perder com a divisão dos royalties. A cada dia surge uma nova emenda, um novo projeto que irá salvar o país. Não somos contra a divisão do pré-sal com o restante do Brasil, não é isso que estamos discutindo aqui. Estamos defendendo um direito constitucional, estamos defendendo o futuro de Imbé - destacou.
Os três vereadores acreditam que a perda dos royalties trará estagnação para diversas áreas da municipalidade. Para o vereador Quadros, o apoio político e popular da comunidade imbeense está sendo fundamental para que o município inverta essa perda. O parlamentar citou como exemplo a manifestação pública realizada no sábado passado. ''As pessoas entendem os efeitos e os problemas que esta emenda irá causar a cidade e, por isso, estão se sensibilizando com a luta do prefeito''.
A mesma opinião é compartilhada pelo vereador Nilton da Presidente. O edil acredita que as ações do Executivo Municipal, juntamente com o Legislativo e comunidade serão cruciais durante o processo. ''Não podemos ficar calados, aguardando que os políticos de Brasília decidam o nosso futuro. Estamos aqui (Brasília) porque nos sentimos roubados em nossos direitos. Na minha opinião, todos os vereadores que torcem pelo crescimento e desenvolvimento de Imbé deveriam se juntar a nós'', disparou.
Já o vereador Clairton foi mais longe e chamou a oposição de irracional e sínica. O parlamentar criticou alguns vereadores e políticos da cidade que chegaram a fazer festa para comemorar a aprovação da emenda na Câmara dos Deputados. ''Estamos fazendo a nossa parte, lutando pela nossa cidade. Mas essa gente que critica e torce para o pior de Imbé está fazendo o papel de irracional e cínico'', disparou Clairton sem citar nomes.
Fonte:
PMI
Nenhum comentário:
Postar um comentário