quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Imbé conta com estação de tratamento do lixo

O município de Imbé conta com uma pequena estação de tratamento biológico do lixo domiliciar urbano. A estação foi contruída no bairro Nova Nordeste, ao lado dos contâiners instalados no Centro de Educação Ambiental.

Conforme o biólogo da Prefeitura, Pedro Terra Leite, a estação serve para o tratamento do chorume (substância líquida resultante do processo de apodrecimento de matérias orgânicas).
- Nossa estação de tratamento biológico do chorume envolve a utilização de plantas aquáticas nativas, como o junco. Este tratamento é baseado nos projetos de “wetlands” muito utilizados em países com avançado processo de tratamento de lixo, evitando problemas de contaminação de solo e do lençol freático – disse Pedro.


WETLANDS - O termo wetland é utilizado para caracterizar vários ecossistemas naturais que ficam parcial ou totalmente inundados durante o ano. Os wetlands naturais são facilmente reconhecidos como as várzeas dos rios, os igapós na Amazônia, os banhados, os pântanos, as formações lacustres de baixa profundidade em parte ou no todo, as grandes ou pequenas áreas com lençol freático muito alto, porém, nem sempre com afloramento superficial, os manguezais, entre outros. Os wetlands construídos são, pois, ecossistemas artificiais com diferentes tecnologias, utilizando os princípios básicos de modificação da qualidade da água das wetlands naturais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário