terça-feira, 29 de setembro de 2009

Banheiros Públicos da Barra em Situação Lamentável

A barra é um dos pontos turísticos mais freqüentados de Imbé, tanto no inverno quanto no verão. Os visitantes e também moradores aproveitam para pescar, passear, conversar, enfim, para atividades de lazer. Mas se alguém quiser fazer o uso do banheiro público, leva uma ruim lembrança desse cartão postal.

Quem vê do lado de fora não pensa duas vezes e logo entra. Porém, a boa pintura e os golfinhos na fachada dos banheiros escondem uma realidade nada agradável. Logo na entrada, um alerta. Os espelhos, com formatos irregulares até poderiam propor uma decoração inovadora, porém, não é o caso. Eles estão quebrados, assim como as maçanetas e trancas dos banheiros. Os azulejos deixam à mostra o encanamento da descarga e não há iluminação no local.

“Eu estava pescando semana passada e precisei ir ao banheiro e nem tinha luz. E tinha um mau cheiro”, desabafa Teresinha Ayres Pires, moradora de Imbé e frequentadora assídua do ponto turístico.

Outro problema é a falta de assentos nos vasos sanitários. Nesse banheiro público, papel higiênico seria um luxo

Mutirão de limpeza nas ruas de Imbé


Para melhorar o aspecto das principais vias e ruas da cidade, a Secretaria Municipal de Limpeza Urbana aproveitou o sol da semana para promover um verdadeiro mutirão de limpeza em várias ruas e avenidas.

Equipes de trabalho têm percorrido vários bairros do município, efetuando serviços de capina e roçagem, limpando ruas, valos, meios fios e recolhendo os entulhos.

O serviço iniciou no Ponte Giuseppe Garibaldi e vem percorrendo o centro. Avenidas como Rio Grande e Santa Rosa já estão com a limpeza dos valos concluída.

Conforme o secretário de Limpeza Urbana, Valdomiro Marcelino Josefino (Miroti), a prefeitura também pretende direcionar as equipes para trabalhos de conservação e embelezamento, como já vem sendo feito na Avenida Paraguassú.

- Com a ajuda da comunidade para a preservação dos bens públicos, como as ruas, praças e canteiros da cidade, podemos recrutar e direcionar nossas frentes de trabalho para continuar embelezando nossas ruas e avenidas. Além de limpá-las é importante a consciência da preservação – afirma o secretário.


sábado, 26 de setembro de 2009

Conferência da Juventude é Sucesso em Tramandaí


"A maior conferência do Rio Grande do Sul”. A afirmação feita pelo debatedor Rafael Amaral, coordenador nacional do Projeto Rondon no estado, demonstra um pouco do sucesso que foi a 3º Conferência Municipal da Juventude em Tramandaí.

O evento realizado na ultima sexta feira (25/09) contou com a presença de mais de dois mil jovens, que acompanharam uma conferência muito bem organizada, com temas diversificados e atuais: Ponto para a administração municipal, Departamento Municipal da Juventude e Aliança Tramandaiense dos Estudantes (ATE), responsáveis pela realização do evento.

A conferência incluiu em seu cronograma palestras com importantes figuras políticas jovens do estado, como o jovem Presidente da FAMURS e prefeito de Sentinela do Sul Marcus Vinícius Vieira de Almeida, debates e shows com bandas locais.

Ponto Negativo apenas para a Deputada Federal Manuela D’ávila, que acabou não comparecendo ao evento.

Ruas e avenidas recebem placas

A Secretaria de Planejamento Urbano, juntamente com a Secretaria de Transportes e Trânsito de Imbé, estão dando continuidade ao projeto de recolocação, restauração e instalação de novas placas nas ruas e avenidas.

As novas placas, que estavam depositadas em um ‘canto’ da Secretaria de Obras desde 2006, foram recuperadas por funcionários da Prefeitura, e agora contam com uma nova coloração: fundo azul e letras brancas.

De acordo com o secretário Osmar Júnior, foram instaladas 100 placas nas avenidas Garibaldi, Paraguassú e Santa Rosa e ruas transversais.
- As cidades do interior possuem esse problema de falta de placas de identificação. Aqui no Imbé não é diferente. Mas estamos trabalhando com criatividade para facilitar a localização dos endereços para os moradores e turistas - afirma Osmar.

O secretário lembra que, desde a emancipação de Imbé, esta situação vem sendo um problema crônico, “mas agora, com o mandato do atual prefeito Darcy Luciano Dias, todas as ruas e avenidas serão sinalizadas”, garantiu.

Trabalho vem sendo realizado desde o verão

O trabalho de sinalização de ruas e avenidas de Imbé e balneários vem sendo realizado desde o início do ano. Desde o mês de fevereiro, o Setor de Sinalização, ligado a Secretaria de Transportes e Trânsito de Imbé, já instalou placas de identificação em nove balneários. O material utilizado para a confecção das placas estava sendo reaproveitado pelos funcionários do Setor de Sinalização.

Recuperação de Ruas e Avenidas de Imbé

Já foram concluídas as obras do esgoto pluvial nas avenidas Caxias e Rio Grande. Segundo o Secretário de Obras e Viação Ailton Anacleto Sant’ana, estão ainda em fase de finalização as canalizações pluviais em duas travessas da avenida Carazinho e nas ruas Marau e Cruz Alta. “Estamos com o processo acelerado a fim de resolvermos os problemas de alagamento proveniente de fortes chuvas que neste período são freqüentes e preocupam os moradores da região”, ressalta.

Em outra frente de trabalho está sendo realizada a reposição do calçamento de diversas ruas. No centro, a rua Cruz Alta já está com os mil metros de reposição concluídos. Em Mariluz, está em andamento a reposição na rua Viamão, em frente à Paróquia Nossa Senhora Aparecida.

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Chuvas Castigam Imbé


As chuvas torrenciais que ocorreram na ultima semana em todo o estado produziram também grande efeito em nosso município.

Como de costume, ruas e calçadas foram tomadas pela água. Uma triste rotina, principalmente nos Balneários da Zona Norte: Até quando?


1º Fórum de Enfrentamento a Violência Sexual e Uso de Drogas: Vale a Pena Conferir!


Os Conselhos Tutelares de Imbé e Tramandaí apresentaram a programação da primeira edição do fórum de enfrentamento à violência sexual e uso de drogas na infância e adolescência. O encontro acontece nos dias 29, 30 de setembro e 01 de outubro, no Hotel Fazenda Figueiras, em Imbé. Entre os palestrantes, está a procuradora de Justiça Maria Regina Fay de Azambuja e o representante da Central Única das Favelas (Cufa) e repórter da RBS, Manoel Soares. Também participam do fórum o deputado federal Pompeo de Mattos e o deputado estadual Miki Breier, além de juízes, promotores, professores e especialistas em políticas públicas na situação de exploração sexual e drogadição. A proposta é debater os assuntos e propor alternativas entre público e sociedade civil, a fim de qualificar o atendimento a defesa da criança e adolescente em situação de risco social.

Segundo o presidente do Conselho Tutela de Imbé, Claudinei Isidoro do Canto, “este será sem dúvida o maior encontro sobre a violência sexual e uso de drogas da região. Nossa expectativa é receber cerca de 400 conselheiros tutelares de todo o Estado e Santa Catarina”. As inscrições para o fórum podem ser feitas pelo telefone 3627-4415 ou pelo e-mail conselhotutelar@imbe.rs.gov.br e custam R$ 20.

Demarcadas novas áreas de Surf, Pesca e Escape em Imbé

A Prefeitura Municipal de Imbé iniciou neste mês a instalação de postes e placas indicativas das áreas de surf, pesca e de escape. A sinalização, que irá resolver o impasse entre pescadores, surfistas e banhistas, iniciou pela praia de Imbé e terminou na terça-feira no Balneário de Imara.

Ao todo foram instalados 13 demarcações divididas entre áreas de pesca, de surfe e áreas neutras. Além da sinalização das placas, os postes possuem faixas horizontais nas cores vermelho e preto para áreas de pesca, e amarelo e preto para áreas de surfe.

- A instalação das placas é uma reivindicação antiga da Associação dos Surfistas de Imbé e Balneários e dos pescadores que discutem há anos por segurança dentro d’água. Por problemas burocráticos houve um atraso nesta obra, mas agora estamos deixando a orla pronta para o veraneio – destacou o secretário de Planejamento Urbano, Osmar Junior.

Confira os locais:

Áreas de surf

Área I: Com início aproximadamente 300 metros ao norte da Barra do Rio Tramandaí, frente à rua Castelo Branco e término frente à avenida Carazinho, em Imbé. Extensão aproximada de 1.521 metros.

Área II: Com início frente a avenida Nordeste no Balneário Nordeste, com término frente a rua Campo Bom, no Balneário Mariluz Plano B. Extensão aproximada de 1.150 metros.

Área III: Com início frente a Travessa 3 no Balneário Albatroz, e término no Balneário Marisul, frente a rua General Osório. Extensão aproximada de 621 metros.


Áreas de pesca

Área I: Com início no Balneário de Imbé, frente a avenida Não Me Toque, e término frente a rua Q, na divisa dos balneários Ipiranga e Nordeste. Extensão aproximada de 2.039 metros.

Área II: Com início na divisa dos balneários Mariluz e Mariluz Plano B, frente a rua Estrela e término no Balneário Albatroz, frente a Travessa 4. Extensão aproximada de 1.880 metros.

Área III: Com início no Balneário Santa Terezinha, frente a rua Santos Dumont e término no Balneário Imara, na divisa com o município de Osório. Extensão aproximada de 2.300 metros.


Áreas neutras – Localizada entre as áreas destinadas a pesca de rede com cabo e áreas de surf, que sevem de refúgio caso as correntes marinhas desloquem as redes ou os surfistas para fora de suas áreas.
Área I: Com início frente a avenida Carazinho e término frente a avenida Não Me Toque, no Balneário Imbé. Extensão aproximada de 300 metros.

Área II: Com início frente a rua Q e término frente a avenida Nordeste, no Balneário Nordeste. Extensão aproximada de 150 metros.

Área III: Com início frente a rua Campo Bom e término frente a rua Estrela, no Balneário Mariluz Plano B. Extensão aproximada de 150 metros.

Área IV: Com início frente a Travessa 4 e término frente a Travessa 3, no Balneário de Albatroz. Extensão aproximada de 150 metros.

Área V: Com início frente a rua General Osório e término frente a rua Santos Dumont, no Balneário Santa Terezinha. Extensão aproximada de 150 metros.

sábado, 19 de setembro de 2009

Conferência da Juventude em Tramandaí: Vale a pena conferir!


A Administração Municipal de Tramandaí, através do Departamento Municipal da Juventude de Tramandaí e a Aliança Tramandaiense dos Estudantes, realizará a 3º Conferência Municipal de Políticas Públicas de Juventude que no dia 25 de setembro, no Centro Municipal de Eventos de Tramandaí.


Durante a Conferência, os jovens poderão identificar os desafios e propor as soluções para que seus direitos sejam garantidos. O trabalho irá além dos encontros: serão disponibilizados alguns documentos importantes, como o plano Nacional da Juventude, o documento do CONJUV (Política Nacional de Juventude: Desafios e Perspectivas), para que os participantes tenham subsídios nas discussões e debates. Também haverá exposições de trabalhos e projetos na área de saúde, educação, meio ambiente e cultura. A Conferência acontecerá no horário das 8 às 23horas.


Acompanhe a programação:

Dia 25 de Setembro- Sexta-feira


08:30 – Abertura do Credenciamento

09:00 – Abertura oficial

09:30 – Show com Amanda Nunes

10:00 – Sala de Bate Papo

Painel 1 – “Políticas Públicas para Juventude”

Debatedores:
Deputada Federal Manuela D ávila, Prefeito de Sentinela do Sul Marcos Vinícius Vieira de Aleida(Presidente da FAMURS), Gabriel Souza – Membro Titular do Conselho Nacional da Juventude (CONJUV), Roger Correa – Presidente do Fórum Estadual de Gestores de Juventude, Rafael Costa – Diretor Presidente do FDRH (Fundação de Desenvolvimento em Recursos Humanos )e Rafael Amaral (Coordenador Nacional do Projeto Rondon no Estado )

11:00 - Apresentação do Grupo de Hip-Hop “Vida e Saúde” – USF
Indianópolis
11:15- Sala de Bate Papo

Painel 2 – “Movimento Estudantil”

Debatedores:
Rafael Amaral (Diretor Nacional da UNE – União Nacional de Estudantes), Douglas Simanski – Presidente da ATE (Aliança Tramandaiense de Estudantes), Antonio Rosa – Presidente da UGES e Diego Hanefter– Representante da UBES

12:00 – Almoço (No local para os credenciados)

12:45 – Show: Amanda Ramos (Vencedora do 1º Festival de Jovens

Talentos)
13:30- Abertura dos Grupos de Trabalho


1º GT - Saúde, Sexualidade e Drogas

2º GT - Educação, Cultura e Família

3º GT - Esporte, Lazer e Tempo Livre

4º GT - Educação Ambiental

5º GT - Trabalho, Comunicação e Informática


15:00 – Sistematização dos Trabalhos (Encaminhamentos)

15:30 – Plenária Final (Defesa e Votação das Demandas Prioritárias)

16:00 – Encerramento: Aprovação da Agenda Jovem de Tramandaí
19:00 - Abertura do 7º Estudantes In Fest

19:10- Show com Desse Jeito e Grupo de Hip Hop LDR

19:30- Show com Primatas

20:00 – Show com a Banda DeeFatto

20:30 – Show com Ideal Imaginário

21:00 – Show com Azar Deu Samba

21:30 – Show com Biba Bolacell

22:00 – Show com a Banda Pankada Tchê
22:30 – Show com Daquele Jeito

Um Pouco de História...

Em 1939 ao atravessar uma ponte de madeira que ligava Tramandaí e Imbé o corretor de imóveis Cezar Bergamash voltou-se para os amigos Alfredo Rodolpho Mariath e Osvaldo Coufal e disse que aquele local formado por campo, banhando e dunas daria um belo loteamento. Então nequele momento formou-se a Sociedade Territorial Praia do Imbé que logo adquiriram as terras de Virgulina Lemos Mury viúva de Jorge José Mury e dos seus herdeiros, conforme consta a certidão nº 6.277 de 4 de agosto de 1939. Os pescadores que por ali moravam foram assentados no bairro Tiroleza em Tramandaí para que fosse possível inicar a construção do loteamento, um arrojado projeto arquitetônico.

O grande crescimento populacional com a conseqüente formação de novos núcleos habitacionais e o desenvolvimento do comércio fez com que houvesse um grande desejo de parte da população de Imbé de se emancipar do município de Tramandaí. Em 1987, lideranças iniciavam reuniões para eleger uma comissão pró-emancipação, que foi criada em 13 de janeiro do mesmo ano. A comissão ficou assim constituída: presidente, Pedro Jurandir Vedovato; vice-presidente, Quinto Dosssena; 1º secretário - Sylvio Contino Nunes; 2º secretário - Jorge Luis Maganin; tesoureiro - Jurandir Peroni; 2º tesoureiro - Daniel Pereira.

O conselho fiscal foi formado por João Adolfo Curtis da Silveira, José Pedro Barbosa, Romeu José Jotz, Manoel Santos Neves, Ely Vianna e Osório Martinho Cardoso. Como relações públicas atuou Sadi Martins Salbego e o presidente de honra foi João Carlos Wender, que viria a ser o primeiro prefeito de Imbé. Em 10 de abril de 1988 aconteceu a consulta em plebiscito e a população optou pelo sim, emancipando o município de Imbé. Em 9 de maio, o então governador do Estado, Pedro Simon promulga a lei nº 8.600 criando o município de Imbé. Em 15 de novembro de 1988 foi eleito o primeiro prefeito, João Carlos Wender, tendo como seu vice, Pedro Jurandir Vedovato. Em 1º de janeiro de 1989 houve a instalação do município no Salão Medianeira, ocasião em que houve a eleição e posse da mesa diretora do Legislativo Municipal, e em seguida, a posse do prefeito e vice.

Lista atual de Praias(Balneários) de Imbé:

A seguir os balneários de Imbé:


  • Imara
    Santa Terezinha Norte
    Santa Terezinha
    Marisul
    Albatroz
    Mariluz Norte
    Harmonia
    Mariluz Plano C
    Mariluz Plano B
    Mariluz
    Nordeste
    Ipiranga
    Rivieira
    Presidente
    Morada do Sol
    Encademar
    Imbé - sede do município

Executivo Atual:
Darcy Luciano Dias (PSDB)
Prefeito

Nilza Costa Godoy
Vice-Prefeita


Fontes:
Wikipedia
Site do município

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Post Inaugural: O início de Tudo!

Olá!

O blog Mais Imbé "nasce" hoje (19/09/2009) com o objetivo de registrar fatos e acontecimentos do município na visão de quem realmente vive sua realidade e conhece seu cotidiano. Para isso, serão utilizadas as mais variadas fontes (sejam blogs, jornais locais ou depoimentos) para publicar a notícia em sua forma mais coerente e imparcial.

Irei atualizar constantemente o blog, deixando a disposição dos usuários, moradores, veranistas e/ou curiosos para comentários, críticas e sugestões.


Feitas as devidas apresentações, MÃOS A OBRA!!